Dor no quadril e na região lombar

Você sente desconforto na região lombar ou dor entorpecente nas pernas?

Você pode estar sentindo dor na articulação sacroilíaca (SI), que pode causar problemas debilitantes nas costas e nas pernas. A dor na articulação SI ocorre em cerca de 15 a 30% das pessoas com dor lombar.1 Disfunção da articulação SI também é a principal causa de dor lombar em mulheres com mais de 35 anos que estiveram grávidas ou deram à luz recentemente.2 No entanto, a natureza complexa da articulação SI torna difícil identificar e tratar a dor na articulação SI. Enquanto muitos indivíduos sofrem de dor sacroilíaca devido a uma lesão, muitos outros pacientes podem não conseguir identificar o que está causando seu desconforto.

O que é articulação sacroilíaca ou articulação SI?

A articulação SI é onde a coluna e a pelve se encontram. É a articulação entre o sacro e as cristas ilíacas da pelve, que são unidas por músculos, tendões e ligamentos. O sacro é o osso triangular entre a coluna lombar e o cóccix, também conhecido como cóccix. O sacro sustenta a coluna vertebral e é apoiado por um ílio em cada lado. Os ligamentos da articulação SI permitem movimentos restritos e fornecem estabilidade. O corpo humano tem duas articulações SI, uma de cada lado do corpo. Ambas as articulações SI suportam todo o peso da parte superior do corpo e funcionam como amortecedores para a coluna durante a caminhada, corrida, salto e flexão, reduzindo a pressão sobre a coluna.

O que causa disfunção e dor na articulação SI?

Disfunção da articulação sacroilíaca normalmente surge como resultado de movimentos excessivos ou insuficientes, como ficar sentado por muito tempo. Qualquer alteração na função e movimento normal da articulação SI pode desencadear dor sacroilíaca. Durante certos movimentos da coluna ou quadris, além do que a articulação SI pode suportar, pode ocorrer inflamação e lesão. Quando a articulação fica inflamada, ela causa dor. Essa inflamação, chamada sacroileíte, às vezes pode causar dor na região lombar, nas nádegas ou na coxa e/ou na perna, dependendo da intensidade da inflamação.

Certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver disfunção e dor na articulação SI, incluindo:

  • Lesões na articulação como resultado de um trauma, como uma queda
  • Cirurgia anterior na região lombar
  • Diferenças nos comprimentos das pernas
  • Gota
  • Osteoartrite
  • Artrite inflamatória
  • Escoliose
  • Idade avançada
  • Gravidez e parto

Gravidez aumenta a tensão sobre a articulação SI; portanto, mulheres que estão grávidas ou deram à luz recentemente podem ser mais suscetíveis a dores nas articulações sacroilíacas. Gravidez ou parto recente podem causar dor na articulação SI em mulheres devido ao ganho de peso, alterações hormonais que provocam o relaxamento dos ligamentos da articulação SI e alterações pélvicas e instabilidade associadas ao parto. Além disso, à medida que envelhecemos, as características da articulação sacroilíaca se alteram.

Consulte seu médico para determinar se sua dor é sintoma de um quadro clínico subjacente ou uma simples distensão da articulação SI.

Sinais e sintomas associados a um problema na articulação SI

O agravamento da situação da articulação sacroilíaca pode comumente resultar em inflamação. Esse quadro clínico pode ser a causa principal da dor, rigidez e outros sintomas. O sintoma de dor na articulação SI pode variar de pessoa para pessoa, é semelhante e costuma ser confundido com sintomas de dor de outros problemas ou lesões.

  • A dor pode se desenvolver espontaneamente ou após um evento traumático. A dor também pode aumentar na presença de atividades ou movimentos repetitivos de flexão e torção.
  • A dor na região lombar, quadris, virilha ou nádegas pode variar de leve à grave. A dor geralmente se apresenta em apenas um dos lados, mas pode estar presente em ambos.
  • Os sintomas da articulação SI podem incluir:
    • Dor que irradia da pelve para as pernas ou pés.
    • Dor, dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas.
    • Dor que piora ao levantar da posição sentada ou ao subir escadas.
    • Rigidez, muitas vezes unilateral, que aumenta ao ficar sentado(a) ou caminhar por tempo prolongado.
    • Instabilidade na pelve ou região lombar com sensação de entortamento ao ficar de pé, andar ou sentar-se.
    • Problemas nos padrões de sono e do sentar.

Consulte um profissional de saúde ou especialista para investigar melhor e determinar se você está em risco.

Como a disfunção da articulação SI é diagnosticada?

A dor na articulação SI geralmente é negligenciada devido à dificuldade de diagnóstico. O diagnóstico é um desafio porque os exames de imagem podem não revelar danos, e os sintomas podem imitar outras condições comuns, como ciática, hérnia de disco lombar e artrite do quadril. O cirurgião ortopédico anotará seu histórico médico e realizará um exame físico usando testes específicos para revelar a origem da sua dor.

Técnicas de diagnóstico normalmente utilizadas incluem:

  • Avaliação do histórico do paciente, incluindo traumas e tratamentos anteriores, além dos quadros clínicos atuais
  • Testes provocativos
  • Exames de imagem diagnósticos
  • Injeções diagnósticas na articulação SI

Quais são as opções de tratamento para dor nas articulações SI?

A prevenção de dor na articulação SI começa com a compreensão do que agrava a condição da sua articulação SI. Há opções não cirúrgicas e cirúrgicas para tratar dor na articulação SI.

Algumas recomendações de tratamento comuns para dor na articulação SI incluem opções de tratamento não cirúrgico, como exercícios aeróbicos de baixo impacto, fisioterapia, ioga, massagem, compressas de gelo alternadas com compressas quentes, suspensórios dorsais e relaxantes musculares e anti-inflamatórios de venda livre. Se a dor não melhorar, seu médico poderá prescrever esteroides orais para reduzir a inflamação da articulação SI, injeções de esteroides e ablação para desativar os nervos que causam sua dor.

Se sua dor não responder a esses tratamentos, poderá ser recomendada uma cirurgia. Há técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. A cirurgia padrão usada para tratar dor na articulação SI é a fusão da articulação sacroilíaca. O objetivo desse procedimento é eliminar o movimento na articulação sacroilíaca.

Folheto para pacientes sobre fusão da articulação SI

Decisão sobre a cirurgia da articulação sacroilíaca

A fusão da articulação SI pode ser realizada em uma cirurgia de articulação SI “tradicional”, “aberta” ou minimamente invasiva. No entanto, procedimentos minimamente invasivos podem melhorar os resultados de dor e reduzir o tempo de recuperação. A fusão sacroilíaca envolve o uso de parafusos implantados, bem como um possível enxerto ósseo através da articulação.

Sistema FIREBIRD SI Fusion

O sistema FIREBIRD™ SI Fusion é o primeiro parafuso para SI feito de titânio impresso em 3D, com nanotecnologia desenvolvido especificamente para comprimir e estabilizar a articulação SI de pacientes em tratamento para dor e disfunção da articulação SI.

O sistema FIREBIRD SI Fusion é implantado por meio de um procedimento minimamente invasivo, que envolve a inserção de dois a quatro parafusos ósseos na articulação SI para estabilizar a articulação durante o processo de fusão. A região porosa do eixo médio impressa em 3D do sistema é projetada para permitir o crescimento ósseo através do dispositivo para auxiliar no processo de fusão.

O que posso esperar após a cirurgia?

O resultado desejado de seu procedimento de fusão sacroilíaca é uma fusão completa, onde a dor causada pela disfunção da articulação sacroilíaca é diminuída. O progresso varia com o tempo, de paciente para paciente, e também depende de fatores atenuantes que variam da saúde ao meio ambiente. Seu progresso será monitorado pelo cirurgião por meio de visitas de acompanhamento.

  1. Cohen SP, Chen Y, Neufeld NJ. Sacroiliac joint pain: a comprehensive review of epidemiology, diagnosis and treatment. Expert Rev Neurother. 2013 Jan; 13(1):99-116.
  2. McGrath C. Clinical considerations of sacroiliac joint anatomy: a review of function, motion and pain. Journal Osteopathic Medicine 2004; 7(1):16-24
Instruções de uso do FIREBIRD SI Fusion